Bruno sobre professores: “Nosso desejo é de conceder o reajuste”

Foto: Codecom/CG

O prefeito Bruno Cunha Lima participou de uma reunião nesta quinta-feira, 23, na sede do Ministério Público, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab), com a Comissão da Educação da Câmara de Vereadores e com o promotor de Justiça Raniere Dantas.

Na pauta, discussão sobre a viabilidade do reajuste de 15% no salário dos professores este ano.

Acompanhado na reunião do secretário Asfora Neto, destacou que houve avanços na Educação de Campina Grande nos primeiros dois anos da sua gestão, como a valorização do servidor através de ações como o reajuste de 33,24% no salário dos professores no ano passado, concurso público no primeiro ano de mandato e a convocação de 174 aprovados em um outro concurso, onde boa parte desses é da Educação.

Ele também citou investimentos em construção e reformas de escolas, entrega de fardamento novo, kits escolares, óculos, entre outras ações que reforçam o compromisso da gestão com o setor.

Uma comissão será composta por representantes da Prefeitura, Ministério Público, Câmara de Vereadores e Sintab, que irão discutir a viabilidade desse reajuste, levando-se em conta os impactos orçamentário e financeiro para a Prefeitura.

“O nosso desejo é de conceder o reajuste. Não é uma questão de mérito. Os professores merecem, sim, o aumento, mas nós temos outras realidades que precisam ser enfrentadas, como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), condições financeiras e plano de cargos e carreiras da Educação”, afirmou Bruno.

O gestor municipal ainda destacou alguns benefícios aos servidores da Educação.

“Ano passado, em seis meses, demos mais progressões do que em 20 anos somados. A gente passou a pagar a jornada ampliada em 100%, triplicamos o número de cuidadores na rede, fizemos concurso público que, boa parte, é da Educação, prestadores passaram a receber seu salário em janeiro e fevereiro, que até então não recebiam”, pontuou.

A primeira reunião da comissão para o debate sobre o reajuste está marcada para o dia 7 de março, no gabinete do prefeito.