A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) iniciou a fase de testes e comissionamento do Ramal do Curimataú da Transparaíba, sistema que vai garantir segurança hídrica para dezenas de municípios do Curimataú e Seridó paraibanos.
De acordo com o gerente regional da CAGEPA Borborema, Lucílio Vieira, a entrada em funcionamento do sistema representa um marco para a população local, que sairá do racionamento e rodízio de água.
Lucílio explica que, desde a semana passada, a adutora entrou em fase de testes.
“Uma obra tão sonhada que é a Transparaíba-Ramal-Curimataú. Com essa obra, será possível retirarmos do racionamento ou rodízio cidades como Cabaceiras, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Olivedos, Pedra Lavrada, Cubati e São Vicente do Seridó. Também nos dá a oportunidade de voltar a abastecer a cidade de Sossego”, afirmou.
O Curimataú é uma região central do estado, marcada historicamente pela seca e pelas dificuldades de abastecimento.
O Sistema Adutor do Curimataú se desenvolve a partir de Boqueirão, seguindo para o sul até Soledade.
De lá, a rede adutora avança em direção ao norte do estado até Frei Martinho, margeando as rodovias PB-177, PB-187 e BR-104.
O projeto integra os municípios ao sistema da Transposição do Rio São Francisco, garantindo abastecimento sustentável e duradouro. Com mais de 350 km de extensão, esta adutora beneficia diretamente 23 cidades, de acordo com o Projeto de Segurança Hídrica do Estado.
Lucílio Vieira ressaltou ainda que a previsão é de que, em até 30 dias, a cidade de Sossego já esteja recebendo água regularmente, e que a segunda etapa contemplará localidades como Picuí e Frei Martinho.
Segundo ele, até junho do próximo ano, todas as cidades atendidas pelo projeto estarão livres do racionamento, melhorando a qualidade de vida da população.