Campina: Centro de Saúde Francisco Pinto estende serviços até as 21h

O Centro de Saúde Francisco Pinto passou a funcionar até as 21h, diariamente. O serviço, que fica no Centro de Campina Grande, ampliou o horário de funcionamento para atender aos trabalhadores, após o horário de expediente comercial. Mas os serviços são voltados a toda a população da cidade.

O Francisco Pinto começou a funcionar até as 21h inicialmente apenas com o atendimento pediátrico, que faz parte do programa de descentralização dos atendimentos infantis do Campina Cuida das Crianças.

Agora, outros serviços também ganharam o terceiro turno, como atendimento clínico, odontológico e imunização. Além disso, tem também consulta com médicos especialistas neste horário, como neurologista e ginecologista.

“O objetivo é ofertar assistência no horário em que o cidadão pode buscar o atendimento. Como o Centro de Saúde Francisco Pinto fica na rua Venâncio Neiva, no Centro da cidade, a localização favorece o atendimento aos trabalhadores do comércio, mas qualquer trabalhador pode buscar os serviços”, disse o secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior.

Além do Francisco Pinto, a partir deste mês de abril, as Unidades Básicas de Saúde estão sendo estruturadas para funcionar até as 21h.

A expansão do horário segue uma tendência de comportamento da vida social, uma vez que boa parte dos cidadãos só têm disponibilidade de fazer qualquer tipo de acompanhamento em saúde à noite.

A estratégia vai ser potencializada por meio do projeto Campina Atende Mais, do programa APS do Futuro, que vai ampliar de 121 para 203 o número de equipes da Estratégia de Saúde da Família na cidade, levando cobertura de Atenção Básica a 100% dos moradores.

Além de aumentar o número de equipes e de abrir mais UBS, a Secretaria de Saúde vai conseguir também, por meio dos novos profissionais, estender esse horário de funcionamento.