Campina Grande terá testes rápidos e cloroquina nos postos de Saúde

Foto: Codecom/CG

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, informou durante uma live na manhã desta segunda-feira (08) que está iniciando nesta semana uma ampliação da testagem de pacientes com suspeita da Covid-19 e também a distribuição de medicamentos para as Unidades Básicas de Saúde.

A ideia é ampliar os exames inicialmente para 10 unidades.  A testagem já está sendo realizada na UBS do Conjunto Habitacional Aluízio Campos, no Centro de Saúde de São José da Mata e na UBS de Bodocongó.

Junto com a ampliação para as outras unidades, a Secretaria de Saúde vai implantar também a distribuição dos medicamentos indicados para o início do tratamento, como azitromicina, prednisona e a hidroxicloroquina.

“É claro que essa dispensação do medicamento vai depender da avaliação do médico clínico das unidades”, pontuou Romero.

A entrega dos medicamentos já está sendo realizada na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Maia, do Alto Branco.

A ideia é descentralizar a testagem e a distribuição dos remédios para desafogar a UPA e atingir o máximo de pessoas nas áreas mais afastadas.

“Essa medida vai nos permitir diagnosticar mais rapidamente e facilmente as pessoas com a Covid-19 e já iniciar o tratamento de forma precoce para obter o maior êxito possível. Além disso, a medida também vai favorecer que as pessoas das áreas mais distantes possam fazer o exame e receber a medicação, já que a unidade fica mais distante, e isso também ajudar a diminuir o risco da contaminação já que reduz a circulação desses pacientes que precisavam se deslocar para buscar a UPA”, disse o Secretário de Saúde, Filipe Reul.