Carol Gomes propõe lei sobre investimento em educação permanente em saúde

Foto: Ascom

A vereadora Carol Gomes (União Brasil), integrante da Comissão de Saúde e Bem Estar da Câmara de Vereadores de Campina Grande, protocolou um projeto de lei que autoriza a criação do Cronograma de Educação Permanente em Saúde – CEPS no município.

O Cronograma de Educação Permanente em Saúde de Campina Grande é uma estratégia de gestão que busca diminuir ou eliminar lacunas existentes no sistema de saúde municipal. É possível perceber situações que necessitam de mudanças no âmbito da saúde, têm áreas que precisam de treinamento para os profissionais constantemente.

“Com a identificação das dificuldades e necessidades existentes no município associada à proposta de conhecimento e cooperação que o Cronograma oferecerá, será possível contribuir na resolução de problemas, além de motivar os profissionais que ali atuam”, disse a vereadora.

Carol já esteve levantando essa questão em Brasília no Complexo de Educação Permanente em Saúde que traz como marco conceitual uma concepção de trabalho no SUS como aprendizagem cotidiana e comprometida com os coletivos. Recentemente, a vereadora esteve reunida com Raquel Brito, que está à frente da Coordenação de Educação Permanente do município, onde juntas dialogaram sobre a importância dessa iniciativa.

O objetivo do projeto é realizar um diagnóstico dos problemas e necessidades no âmbito do SUS no município, para a partir daí ser elaborado o Cronograma que oferecerá para todos os profissionais da saúde atividades como cursos teóricos e práticos, treinamentos, oficinas, estudo de casos, rodas de conversas, fóruns educacionais e outros.

“Todas essas atividades visam ajudar na capacitação dos trabalhadores da área de saúde, sendo também uma maneira de motivá-los, além de melhorar a qualidade dos serviços do SUS em Campina Grande”, concluiu Carol.