Centro de Zoonoses de CG inicia agendamento para serviço do castramóvel

O Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande está realizando o agendamento para dar início ao funcionamento do Castramóvel. Os procedimentos serão realizados a partir de fevereiro, na Zona Leste da cidade.

O agendamento está sendo realizado de forma online, através do site centrodezoonoses.campinagrande.pb.gov.br, ou presencialmente, na Vila Olímpica Plínio Lemos, das 8h às 16h.

O agendamento, neste momento, está disponível para os tutores que residem em bairros da Zona Leste, como José Pinheiro, Monte Castelo, Santo Antônio e Glória. No primeiro instante, serão realizadas castrações apenas de cães e gatos machos.

Para realizar o agendamento, é necessário apresentar comprovante de residência, documento pessoal do tutor, Número de Identificação Social (NIS) e informações do bicho de estimação.

Após o cadastro, os animais serão submetidos a exame clínico de triagem e coleta de material, para realização de exames de sangue e, após a avaliação, a cirurgia será agendada. Inicialmente, será priorizado o agendamento para animais cujos tutores comprovem dificuldade em arcar com o procedimento.

“A nossa capacidade é para até 600 procedimentos por mês. Vamos priorizar, inicialmente, animais de rua e animais de tutores que comprovem hipossuficiência financeira. Mas, gradativamente, ampliaremos aos poucos. Posteriormente, abriremos para animais fêmeas”, disse a coordenadora do Centro de Zoonoses, Aretusa Nascimento.

Nas fêmeas, a castração também diminui o risco de câncer de mama. “E quanto mais cedo, melhor”, diz Aretuza, acrescentando que 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio, não desenvolvem a doença. Nas gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40 a 60%. As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com esse período.

Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de acasalamento. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. A castração dos machos, reduz em grande escala os problemas de próstata e evita o câncer de testículo, que pode ser fatal.