Secretário se reúne com ministra da Saúde e debate Opera PB, vacinação e novos leitos

Foto: Ascom

Durante passagem por Brasília para discutir o fortalecimento do SUS, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reuniu com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na quarta-feira (25), para apresentar em detalhes os programas Opera Paraíba e Vacina Mais Paraíba. Na ocasião, também estiveram em pauta a habilitação de leitos do Hospital Metropolitano e o piso da enfermagem.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, conta que a reunião foi proveitosa e que a ministra se comprometeu em ajudar o estado no tocante a habilitação de leitos do Hospital Metropolitano. Na agenda, também foi reforçado a necessidade de reabilitar os leitos Covid-19 até o final de 2023.

Sobre as experiências exitosas com os programas Vacina Mais Paraíba e Opera Paraíba, Jhony Bezerra conta que a ministra ficou entusiasmada com o compromisso do estado em zerar a fila de espera das cirurgias eletivas e a condução do programa. Como destaque, Nísia Trindade sinalizou que pretende aplicar a iniciativa em todo o Brasil.

“A Paraíba tem sido destaque na busca das altas coberturas vacinais. Em 2022, fomos o primeiro estado a alcançar a meta da campanha contra a pólio. Compartilhamos informações sobre Vacina Mais e apresentamos o projeto de bolsas de educação permanente. No tocante ao Opera Paraíba, faremos esse intercâmbio de informações, compartilhando o formato do programa e nossa tecnologia com o nosso software de regulação, o regnutes, desenvolvido pela UEPB, por meio do Núcleo de Tecnologia e Saúde”, pontuou.

Nísia Trindade, por sua vez, elogiou o trabalho realizado pela SES e pelo Governo do Estado no sentido de ter resultados importantes na saúde da Paraíba.

“Estamos trabalhando para a questão das habilitações, eu sei que é uma grande questão colocada pelo estado. Vamos juntos também para a redução de filas em exames, cirurgias e também para que o nosso programa de imunização, a exemplo do que vem sendo feito na Paraíba, possa atingir a todas as brasileiras e brasileiros da forma adequada”, completou.