CG retoma aplicação de 2ª dose da Coronavac e vacina profissionais de saúde

Foto: Codecom/CG

A Secretaria de Saúde de Campina Grande retoma, a partir desta sexta-feira, 23, a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac, nas pessoas cujo calendário de vacinação está atrasado.

No entanto, como a quantidade de doses (920) que o Município receberá é insuficiente para atender a todos, a Secretaria vai priorizar aquelas pessoas cuja vacinação está atrasada há mais tempo.

O Município também receberá uma remessa de vacinas Oxford/AstraZeneca e iniciará a vacinação dos profissionais de saúde que se cadastraram no site.

Em relação à aplicação da segunda dose, inicialmente, serão atendidas as pessoas que deveriam ter recebido a dose D2 até o dia 18 de abril e ainda não tomaram.

As equipes das Unidades Básicas de Saúde vão entrar em contato com as pessoas que se enquadram neste perfil e que são referenciados nas suas respectivas unidades, para realizar esta aplicação.

Quem tinha previsão de receber a segunda dose do dia 20 de abril em diante, deve continuar aguardando. O Ministério da Saúde já sinalizou que vai enviar mais unidades da Coronavac para a Paraíba, na próxima semana, e a Comissão Estadual de Vacinação da covid aprovou o uso exclusivo do imunizante para realizar as segundas doses em atraso.

Trabalhadores de saúde

Ainda nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde também receberá 4.390 doses da vacina Oxford/AstraZeneca e dará início à vacinação dos trabalhadores da saúde, que se cadastraram pelo site (vacinacao.campinagrande.pb.gov.br).

O atendimento será feito por faixa etária. Apenas os trabalhadores que fizeram o cadastramento no site poderão ter acesso à vacina, uma vez que foi realizado um trabalho de triagem dos dados e dos documentos comprobatórios enviados à Secretaria de Saúde.

No sábado, 24, será realizada a vacinação dos profissionais de saúde de 50 anos acima. No domingo, 25, será a vez dos trabalhadores de 40 anos de idade acima. Na segunda-feira, 26, a imunização segue com as pessoas a partir de 30 anos e na terça-feira, 27, o público de profissionais de saúde será encerrado com pessoas de 18 acima. As ações acontecem na Pirâmide do Parque do Povo, para pedestres; e no ginásio O Meninão, em modelo drive-thru.

Pessoas vivendo com HIV/Aids

Outro grupo que será contemplado nesta nova fase da campanha de imunização, é o das pessoas vivendo com HIV/Aids. O atendimento será feito na unidade de referência em diagnóstico e tratamento, onde já são assistidos. As equipes do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) informarão, diretamente ao público, sobre os dias e horários de vacinação.

Profissionais de segurança pública

A vacinação dos trabalhadores de segurança pública é executada pela Secretaria Estadual de Saúde. Nesta nova remessa, 200 doses do quantitativo enviado para Campina Grande da vacina Coronavac serão voltadas para a aplicação das segundas doses deste público.

Pessoas com comorbidades

A Secretaria de Saúde de Campina Grande vai emitir um documento técnico, explicitando quais serão os critérios de prioridades, dentro do grupo de pessoas com comorbidades. Após esta etapa, será realizada uma triagem em todos os cadastros realizados para, em seguida, ser iniciada a vacinação deste público.

Pessoas com 60 anos acima

Nesta sexta-feira, 23, ainda segue a vacinação, na Pirâmide do Parque do Povo e nas Unidades Básicas de Saúde, para primeira dose de pessoas com 60 anos acima. O objetivo é finalizar 100% dos idosos do município.