Cidade Expressa 2021: CTMU espera prestação de contas efetiva do Município

Foto: Ascom

O Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande e Região Metropolitana (CTMU) realizou mais uma reunião ordinária nesta segunda-feira, 03/05, novamente por via remota em virtude da pandemia do coronavírus. Na pauta, dentre outros assuntos, destaque para a edição deste ano do Seminário Cidade Expressa, que será realizado no dia 10 de junho.

Um dos pontos de destaque do seminário é a prestação de contas pelo poder público das ações desenvolvidas ao longo do ano no que tange à mobilidade urbana. Nesse quesito, os integrantes do comitê solicitaram que a representação da Prefeitura de Campina Grande busque realizar uma prestação de contas efetiva, de maneira objetiva e focada em ações que sejam relevantes.

“Esperamos que, até pelo formato do evento por via remota e a necessária objetividade, não se apresente questões menores do dia a dia, mas, na verdade, quais foram as medidas efetivas e de impacto na mobilidade urbana que foram desenvolvidas”, ponderou o coordenador do CTMU, Anchieta Bernardino.

AUSÊNCIA

Anchieta e outros integrantes do CTMU também se posicionaram no sentido de lamentar a reiterada ausência nas reuniões mensais do conselho de representantes de alguns órgãos do poder público municipal, a quem compete a prestação de contas, e lembrou que essa não participação nas discussões do comitê prejudica, inclusive, o diálogo sobre demandas essenciais que são discutidas.

É o caso da ausência, na reunião desta segunda, da Secretaria de Serviços Urbanos. “Acabamos tendo que provocar esses órgãos por meio de ofícios pós-reuniões, pela ausência das secretarias, e nunca vêm as respostas aos questionamentos que foram feitos”, lamentou o coordenador, lembrando que o CMTU é uma instância criada por lei e, portanto, devendo ser efetivamente reconhecido pelo poder público.

*Com Assessoria