Clínicas da UEPB retomam atendimento em fisioterapia, odontologia, psicologia e enfermagem

Foto: Ascom

As Clínicas Escolas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que funcionam no Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), retomaram o atendimento à população oferecendo serviços gratuitos nas diversas áreas de saúde.

Por conta da pandemia, o atendimento está sendo com a capacidade reduzida, sendo que algumas clínicas estão priorizando os pacientes que já iniciaram e precisam dar continuidade ao tratamento.

Os atendimentos em Enfermagem, Psicologia, Odontologia e Fisioterapia estão seguindo um rigoroso protocolo de biossegurança definido pela Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador (CIAST), e das comissões de Biossegurança dos Cursos e do Comitê de Contingência de Crise da UEPB.

Na Clínica Escola de Fisioterapia, o atendimento foi retomado na segunda-feira (14), com os serviços de Traumato-Ortopedia, Reumatologia e Geriatria (TORG), Neurologia Infantil, Ginecologia e Obstetrícia, e Cardiorrespiratória.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, nos dois turnos, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Como a Clínica está operando com a capacidade reservada, o atendimento está priorizando os pacientes do semestre passado. Atualmente 260 pessoas estão sendo atendidas na Clínica.

Com serviço de alta qualidade, dedicação dos futuros odontólogos, sob olhares atentos dos professores, a Clínica de Odontologia também retomou o atendimento ao público.

Para ter acesso às dependências da Clínica, os pacientes precisam obrigatoriamente apresentar o cartão de vacinação, conforme destacou a coordenadora da unidade, a professora Darlene Ramos.
Das três clínicas existentes no curso de Odontologia, duas retornaram, mas continuam funcionando em sua capacidade mínima de atendimento devido à pandemia. O atendimento está sendo feito de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde e em horários alternados.

A prioridade continua sendo para os pacientes que já vinham sendo acompanhados nos semestres passados. A perspectiva é que em abril, com o início do semestre 2022.1, a Clínica realize uma nova triagem para atender novos pacientes.

A Clínica de Psicologia também retomou as atividades. Segundo a Coordenação, como os projetos de estágio do semestre em curso já estavam sendo realizados no formato remoto, a unidade resolveu dar continuidade aos atendimentos em andamento nessa modalidade. Conforme destacou a coordenadora da unidade, a professora Jailma Souto, até o final do semestre letivo 2021.2, a Clínica estará funcionando com atendimento presencial para escuta e triagem, todas as manhãs, das 8h às 12h, por livre demanda.

Os interessados podem comparecer à Clínica Escola de Psicologia portando documento de identificação com foto. O telefone da clínica para esclarecer dúvidas é (83) 3315-3477.

a Clínica de Enfermagem também retomou as atividades com atendimento ao público, com alunos das turmas de estágio do 9º período, das 7h30 até 11h0, e das 13 às 16h.

A coordenadora do curso, professora Maria José Gomes Morais, ressaltou que como dentro da Clínica funciona uma Unidade Básica de Saúde da Família, a assistência à população não foi interrompida, tendo recebido reforço com a volta dos alunos estagiários.

Conforme destacou a professora, na UBSF é realizado todos os tipos de consultas oferecidas nas unidades de saúde. O atendimento à população é feito nos dois períodos, de segunda a sexta-feira. Em média, 20 pessoas têm sido atendidas por semana no local.