A Câmara Municipal de Campina Grande participou da reunião realizada nesta quarta-feira (19), no Ministério Público da Paraíba, onde se debateu o problema envolvendo o atendimento em hemodiálise ofertado pelo Hospital Antônio Targino, via Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde o início do problema, a Câmara tem atuado para conseguir de forma urgente uma solução que não traga prejuízo para os pacientes que precisam do serviço.
Na reunião desta quarta, estavam presentes o presidente do Poder Legislativo, Marinaldo Cardoso, acompanhado dos vereadores Anderson Pila, Jô Oliveira, Luciano Breno, Alexandre do Sindicato, Saulo Germano, Pimentel Filho, Eva Gouveia e Olimpio Oliveira.
Após as partes apresentarem suas razões, ficou assegurado que o Hospital vai manter o serviço e que a Prefeitura de Campina Grande irá antecipar o pagamento de recursos referente aos serviços prestados no mês de junho, além de ofertar insumos para que o atendimento continue a ser oferecido.
O presidente Marinaldo destacou a importância da intervenção da Câmara e do Ministério Público para a intermediação de uma solução.
“Uma reunião muito proveitosa, na qual ficou decidido que o hospital continuará com o serviço. Os pacientes que fazem tratamento no Antônio Targino podem ficar tranquilos, pois não haverá descontinuidade no atendimento”, declarou.
Marinaldo informou também que será criada uma comissão envolvendo Conselho Municipal de Saúde, Secretaria e Câmara Municipal para acompanhar a elaboração do novo contrato a ser firmado entre o hospital e o Município, a partir do mês de setembro.
A Câmara também deverá encampar um movimento junto à bancada federal paraibana, com objetivo de buscar, no Ministério da Saúde, mecanismos que garantam a correção da tabela SUS, como também, a destinação de mais recursos para complementação dos serviços atualmente prestados em Campina Grande.
A reunião foi presidida pela promotora da Saúde Adriana Amorim e contou com a participação de representantes do Hospital Antônio Targino, da Secretaria Municipal de Saúde e da Câmara.