Corporativismo: Câmara ‘devolve’ mandato a Santiago

Foto: Agência Câmara

A Câmara dos Deputados derrubou nesta quarta-feira (05) a decisão do ministro Celso de Melo do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou do cargo o deputado paraibano Wilson Santiago (PTB), investigado pela Operação ‘Pés de barro’.

Por 233 votos a favor do parecer do relator, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que foi contrário ao afastamento. Outros 170 deputados votaram por manter o afastamento de Wilson Santiago.

Para manter a decisão do ministro do STF, seriam necessários 257 votos a favor do afastamento (contra o parecer do relator).

Pés de Barro

O deputado Wilson Santiago é um dos investigados da operação Pés de Barro, da Polícia Federal, sobre superfaturamento em obras da adutora Capivara, no interior da Paraíba, que envolveriam crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude licitatória e formação de organização criminosa.

Segundo a Polícia Federal, as obras foram contratadas por R$ 24,8 milhões e teria havido distribuição de propinas no valor de R$ 1,2 milhão. Na mesma operação, foi preso o prefeito de Uiraúna (PB), João Bosco Nonato Fernandes (PSDB).