Em apenas 100 dias, a Educação Municipal de Campina Grande recebeu a duas importantes ações: o ensino em dois idiomas, ampliado para mais 11 escolas que se tornaram bilíngues, totalizando 27 escolas; e mais duas escolas em tempo integral, que se integram ao conjunto de 20 escolas com a metodologia de ensino com atividades em dois turnos.
A rede também ampliou a oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos, para mais seis escolas e hoje tem cerca de 1.540 estudantes matriculados. Em 2024 foram 1.172 matrículas, na modalidade.
Além disso, a rede segue um cronograma de obras de novas unidades, reformas e reconstruções, em vários bairros. Uma das unidades beneficiadas com o maior programa de obras da educação foi a Escola Dr. Chateaubriand, que teve a reforma inaugurada no início deste ano letivo.
No quesito “obras”, atualmente, a educação está com 16 reformas, ampliações e novas construções. Entre essas obras estão o Centro de Distribuição, que vai trazer mais logística na distribuição de insumos e materiais para as unidades.
Além das modernas cinco digitecas setoriais que estão sendo construídas. A Seduc também conta com uma equipe própria de manutenção que realiza melhorias contínuas nas unidades incluindo pinturas e obras menos complexas.
A Seduc também deu início à entrega dos kits de material escolar, com uma série de novidades, este ano. Além do que já vinha sendo entregue anteriormente, a rede recebeu o incremento dos crocs, um calçado específico para crianças da educação infantil.
Também houve mudança com relação às mochilas escolares que este ano passaram a ter puxadores e rodinhas, trazendo mais conforto para os estudantes e para os pais ou responsáveis, durante o trajeto para as escolas e creches.
Para o secretário de Educação, Asfora Neto, a ampliação do ensino bilíngue e das escolas em tempo integral, bem como o grande número de reformas realizadas nas unidades da rede municipal, representa o compromisso de garantir educação de qualidade em todos os aspectos.
“Quando a gente tem um olhar mais atento nas nossas unidades, a gente reconhece o quanto isso é benéfico, não apenas para os estudantes, claro, que são os principais beneficiados desses investimentos, mas também para os professores, para as merendeiras, para o vigilante, para a gestão da unidade, para os técnicos, para as cuidadoras, para toda a comunidade escolar. E esse tem sido um diferencial da gestão do prefeito Bruno, que ao longo dos últimos anos já está climatizando quase 500 salas de aula na rede municipal”, disse o secretário.
Asfora Neto acrescentou que a gestão começou sua nova etapa num ritmo acelerado. “As obras do Cine Capitólio tendo o segmento de modo acelerado, com previsão de entrega para o final deste ano. Será o primeiro cinema destinado a estudantes de uma rede pública do Brasil inteiro, é outro fato extremamente significativo”, concluiu.
Com relação à valorização do servidor, foi concedido reajuste salarial de 6,27% para os professores da Rede Municipal já a partir de janeiro.
O projeto de lei foi enviado à câmara pelo prefeito Bruno Cunha Lima e aprovado em sessão extraordinária. Além do fator salarial, a Seduc também tem ampliado as formações continuadas como forma de atualizar os profissionais acerca de metodologias de ensino dinâmicas e inovadores.
As escolas e creches também vem sendo beneficiadas com entregas de outros materiais, como brinquedos psicomotores, batedeiras e máquina lava e seca, que auxiliam na melhoria do dia a dia dos servidores e dos estudantes.