O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cumpriu agenda nesta sexta-feira (02) em Campina Grande. Ele esteve na sede do Instituto do Semiárido (Insa) conhecendo projetos relacionados à energia renovável.
Silveira destacou o potencial da região nordeste na geração de energia renovável e revelou que o Governo estuda uma forma de incentivar a instalação de energia fotovoltaica em residências.
“O consumidor que continua regulado pelas distribuidoras, que não teve a condição de sair e gerar sua própria energia, paga uma das contas mais caras, principalmente no Nordeste e Norte brasileiro. Nós estamos trabalhando em um projeto para acabar com essa distorção”, afirmou.
Ele anunciou que serão investidos R$ 56 bilhões na implantação de novas linhas de transmissão, para escoamento da energia renovável produzida no Nordeste.
“Só nas linhas de transmissão calculamos 100 mil empregos diretos e indiretos. Nós vamos no tornar um grande celeiro de energia limpa e renovável”, declarou.
Combustíveis
O ministro acredita que a tendência é a continuidade da queda nos preços dos combustíveis. Silveira anunciou que também uma redução preço do combustível de avião e aviou que o Governo vai cobrar a chegada ao consumidor final.
“Não adianta um esforço nosso na redução de combustíveis, se essa diminuição for capturada na cadeia, tem que chegar na bomba, na passagem aérea”.