Em Campina, ministro diz que Governo quer facilitar acesso à geração de energia solar

Foto: Blog do Max Silva

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cumpriu agenda nesta sexta-feira (02) em Campina Grande. Ele esteve na sede do Instituto do Semiárido (Insa) conhecendo projetos relacionados à energia renovável.

Silveira destacou o potencial da região nordeste na geração de energia renovável e revelou que o Governo estuda uma forma de incentivar a instalação de energia fotovoltaica em residências.

“O consumidor que continua regulado pelas distribuidoras, que não teve a condição de sair e gerar sua própria energia, paga uma das contas mais caras, principalmente no Nordeste e Norte brasileiro. Nós estamos trabalhando em um projeto para acabar com essa distorção”, afirmou.

Ele anunciou que serão investidos R$ 56 bilhões na implantação de novas linhas de transmissão, para escoamento da energia renovável produzida no Nordeste.

“Só nas linhas de transmissão calculamos 100 mil empregos diretos e indiretos. Nós vamos no tornar um grande celeiro de energia limpa e renovável”, declarou.

Combustíveis

O ministro acredita que a tendência é a continuidade da queda nos preços dos combustíveis. Silveira anunciou que também uma redução preço do combustível de avião e aviou que o Governo vai cobrar a chegada ao consumidor final.

“Não adianta um esforço nosso na redução de combustíveis, se essa diminuição for capturada na cadeia, tem que chegar na bomba, na passagem aérea”.