Mais de 24 mil estudantes da rede municipal de Ensino de Campina Grande terão acesso a conteúdos de Educação Financeira e Educação para o Consumo nas escolas.
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), aderiu ao Programa Aprender Valor, do Banco Central do Brasil, que implementa o tema de forma transversal às disciplinas já existentes e faz a integração com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O programa vai funcionar para os estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
E para os alunos do 5º ao 9º ano, a Educação Financeira estará contextualizada também nas disciplinas de Ciências Humanas, como História e Geografia.
A primeira etapa foi a adesão dos municípios ao programa.
A partir de agora, os gestores escolares iniciam a adesão de cada unidade e se preparam para as formações e o desenvolvimento dos projetos escolares.
Uma avaliação de aprendizagem também será realizada para verificar o nível atual de Educação Financeira dos estudantes.
Segundo o secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, a adesão ao programa faz parte de um projeto de gestão voltado à inclusão.
“É uma adesão importante, pois o programa é voltado à inclusão de conteúdos mais atuais, universais e de fundamental importância para o efetivo exercício da cidadania. É fato, por exemplo, que, independentemente da profissão que se vá exercer no futuro, saber administrar as suas finanças será indispensável para a realização de projetos e sonhos. É com esse propósito que vamos abordar a temática em nossas unidades”, avalia.
A gerente de Projetos da Seduc, Fabíola Gaudêncio, disse que o programa também tem impacto positivo para os profissionais de Educação.
“A adesão ao Aprender Valor tem um impacto ainda maior, já que, além de enriquecer o currículo escolar dos estudantes, o programa também vai estimular a otimização dos recursos financeiros para gestores, professores e técnicos com assuntos como planejamento financeiro, aposentadoria e investimentos financeiros”, afirma.