‘Fórum Pró Campina’ divulga posicionamento sobre aliança PCdoB-MDB

O movimento de partidos de esquerda em Campina Grande denominado de “Fórum Pró-Campina”, formado por PCdoB, PDT, PSB, PSOL, PT e Rede, divulgou uma nota sobre a aliança entre uma legenda do grupo e o MDB.

Pelo manifesto, a aliança do PCdoB, que tem como pré-candidato a prefeito Inácio Falcão, com o MDB, partido de centro, é uma decisão partidária de única responsabilidade do próprio PCdoB.

“Em nenhum momento, o Fórum Pró-Campina convidou ou sequer conversou com o MDB nem com suas lideranças, não tendo havido nenhuma ação no sentido de integrar o MDB a este Fórum”, diz trecho da nota.

Veja a nota completa

O Fórum Pró-Campina, formado por PC do B, PDT, PSB, PSOL, PT e REDE, além de movimentos sociais, sindicatos, lideranças acadêmicas, de bairro e ativistas em geral não é uma frente eleitoral e nasceu com os seguintes objetivos principais:

1) articular o campo progressista e democrático em Campina Grande, sempre com o norte do respeito aos Direitos Humanos, contra o fascismo representado pelo governo Bolsonaro e contra a atual situação no Poder Municipal, que apoia o desgoverno federal;

2) construir um programa de governo progressista, democrático e inclusivo, tanto para o Executivo Municipal quanto para a atuação de uma bancada progressista no Parlamento Municipal para além das eleições”;

3) dialogar com a sociedade campinense sobre as demandas, problemas e as possíveis soluções para que Campina tenha finalmente um governo municipal que priorize os pobres, ao invés dos ricos;

Nesse sentido, as eleições de 2020 representam apenas uma primeira etapa na desafiadora missão da articulação deste campo de centro-esquerda na cidade, pelo que salientamos, mais uma vez, que esta tarefa está radicalmente conectada à defesa da Democracia e de uma Agenda de Justiça Social e Ambiental para Campina Grande.

Desde o começo da caminhada do Fórum Pró-Campina, este espaço tem a tarefa da unidade programática entre os 6 (seis) partidos que o compõem, reconhecendo a autonomia de cada um na busca por suas respectivas alianças eleitorais e, ao mesmo tempo, reforçando o compromisso de cada partido com o Programa que será apresentado pelo FPC.

Sendo assim, a aliança do PC do B com o MDB se baseia nesta autonomia, sendo esta decisão partidária de ÚNICA RESPONSABILIDADE do próprio PC do B, assim como será a formação de chapa dos demais partidos que pretendam lançar candidato(a) à prefeitura. Em nenhum momento, o Fórum Pró-Campina convidou ou sequer conversou com o MDB nem com suas lideranças, não tendo havido nenhuma ação no sentido de integrar o MDB a este Fórum. Dizer ao contrário disso é desconhecer nosso processo interno e criar obstáculos  no diálogo presente e futuro, que ao nosso sentir não revela bom caminho. Portanto, necessário que fique claro: o MDB não faz parte do Fórum Pró-Campina!

Assim como o PCdoB, os demais partidos seguem com autonomia para as suas decisões eleitorais internas e, ao mesmo tempo, continuam no espaço do Fórum debatendo os rumos da cidade, construindo nosso Programa e articulando este campo progressista e de centro-esquerda que VEIO PRA FICAR.

Saudações Democráticas!

Campina Grande, 13/09/2020