Hemocentro-CG prepara programação no Dia Nacional do Doador de Sangue

Foto: Secom/PB

O Hemocentro Regional de Campina Grande está preparando uma programação de comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, que ocorre no dia 25 de novembro.

Com o tema “No jogo da vida, doar salva”, aproveitando o clima da Copa do Mundo de Futebol, este ano a meta do Hemocentro é atingir 2.100 doações até o final do mês.

Para atingir a meta, o time de doadores, independente do tipo sanguíneo, está sendo convocado para fazer parte da seleção de paraibanos que salvam vidas.

“Nossa iniciativa tem o objetivo de agradecer aos doadores de sangue pelo ato de doar e sensibilizar a população para a importância da doação. E como estamos em ano de Copa do Mundo, resolvemos usar no tema da campanha para incentivar a participação de um maior número de doações,” destaca a diretora da unidade, Ilmar Facundo.

Para o dia 25, a programação especial terá oferta de lanches, palestras, sorteio de brindes, camisetas e distribuição de material informativo durante todo o dia na unidade. Para doar o usuário basta comparecer ao Hemocentro, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h30 e aos sábados, das 7h às 11h30.

Atualmente, o Hemocentro de Campina Grande, que abrange todo o interior do estado, tem 157.470 doadores cadastrados, sendo mais de 53 mil mulheres e quase 104 mil homens. Mensalmente, a instituição registra cerca de 2 mil doações, número considerado insuficiente para a demanda atendida.

São abastecidas pelo núcleo campinense 10 agências transfusionais, 10 hospitais e ainda as hemorredes (conjunto de serviços de hemoterapia e hematologia) de Patos, Picuí, Monteiro, Sousa e Cajazeiras.

CRITÉRIOS PARA SER DOADOR

-Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe).

-Ter idade entre 16 e 69 anos: desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 devem estar acompanhados do responsável legal, ambos portando documento oficial a cada doação);

– Pesar no mínimo 50kg;

– Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

– Lembrando que o prazo mínimo após a última doação para o homem é de três meses e mulher, quatro meses;

– Prazo mínimo para tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses.