Historiador explica curiosidade sobre a data do aniversário de Campina Grande

campina 1960
Foto: retalhos históricos de CG

No dia 11 de outubro é comemorado oficialmente o aniversário de Campina Grande, mas você sabia que existem controvérsias em relação a esta data se referir à emancipação política da cidade?

Foi o que revelou o professor e historiador Vanderley de Brito, presidente do Instituto Histórico de Campina Grande, em entrevista à Panorâmica FM, nesta quinta-feira (09).

Ele explicou que a emancipação política e administrativa de Campina Grande aconteceu quando o povoado foi elevado à categoria de Vila Nova da Rainha, em 20 de abril de 1790.

“Nesse momento, ela foi desmembrada da vila de Pilar e se tornou um município autônomo. Foi criada a Câmara e o julgado de Campina Grande também. Foram erguidos um pelourinho e o prédio da justiça”, detalhou.

Somente 74 anos depois, em 1864, foi que Campina recebeu o honorífico de cidade, na data de 11 de outubro, que atualmente é considerada como aniversário da cidade.

“O aniversário de Campina Grande a gente pode sim considerar o 11 de outubro, mas nunca se deve dizer que é a emancipação política, pois este fato aconteceu antes”, ressaltou.

Outro detalhe curioso é que não há nenhum registro de comemoração ou evento alusivo a uma emancipação política de Campina em 11 de outubro de 1864. A data só passou a ser reverenciada 100 anos depois.

“Isso só começou a ser comemorado em 1964, no centenário de Campina Grande, quando essa data foi escolhida para ser comemorado o aniversário. Tanto é que só depois disso veio o brasão e o hino da cidade”, acrescentou o historiador.

Os símbolos da cidade vieram a ser escolhidos na década de 70, durante o governo do então prefeito Evaldo Cruz.

O professor Vanderley de Brito defende que o 20 de abril também seja lembrado e homenageado por ser o dia real da emancipação política de Campina Grande.

Veja um trecho da entrevista: