Hospital da FAP faz paralisação de cirurgias eletivas na próxima semana

Foto: Paraibaonline

O Hospital da FAP, localizado em Campina Grande, vai participar de um movimento nacional das Santas Casas e paralisar suas atividades eletivas na próxima terça-feira (14), em protesto contra a precariedade nos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde, por procedimentos ofertados nessas unidades.

O movimento é coordenado pela CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos), as federações de hospitais e instituições, que alegam forte endividamento por causa do subfinanciamento do SUS.

De acordo com o presidente da FAP, Derlópidas Neves, apenas as cirurgias eletivas não acontecerão no dia do movimento e serão remarcadas. Os demais procedimentos e as urgências serão atendidas normalmente.

Derlópidas explicou ao Blog que os valores estão defasados há mais de 11 anos. “Não dá mais para uma consulta oncológica ser paga por 11 reais”.

Outra preocupação do gestor é com o pagamento do novo piso salarial da enfermagem, que está prestes a ser votado na Câmara. Para ele, será necessário um repasse maior por parte do SUS para custear o impacto financeiro desse reajuste.

“Precisa o Ministério da Saúde dizer de onde vem esse recurso, para ajudar a pagar essa conta”, declarou.