Hospital de Clínicas já registra mais de mil cirurgias oftalmológicas

O programa Opera Paraíba deu início, na manhã desta terça-feira (13), no Hospital de Clínicas, a mais um mutirão de cirurgias oftalmológicas, o quinto do ano. Serão ao todo 200 procedimentos, sendo 50 por dia, que seguem até a sexta-feira (16).

O primeiro dia foi destinado a cirurgias de retirada de pterígio (carnosidade no olho), e os outros três serão para cirurgias de catarata. Com isso, o hospital chega à marca de 1.107 cirurgias oftalmológicas realizadas em 2023.

“Desde o mês de março o Opera Paraíba tem realizado aqui no Hospital de Clínicas cirurgias oftalmológicas com regularidade, são em média 300 por mês. Em maio, também começamos a realizar as cirurgias de pterígio, proporcionando bem-estar para os usuários que necessitam do procedimento,” explica o diretor geral do hospital, Thyago Morais.

A diarista Joelma Oliveira, de 52 anos, da cidade de Juazeirinho, está com o problema de pterígio nos dois olhos e conta que sente muito incômodo. Ela espera voltar a enxergar melhor após a cirurgia. “Minha vista é muito embaçada, não consigo ler quase nada, sinto o olho arder, até de longe não consigo enxergar muito, é muito ruim. Quando eu me recuperar, espero ver tudo bem direitinho,” conta.

De acordo com dados consolidados, até maio deste ano o programa Opera Paraíba já realizou 2.238 cirurgias de catarata e quase 200 de pterígio em todas as regiões do estado.