O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vai realizar cerca de 340 atendimentos no próximo sábado, dia 13.
A iniciativa integra a campanha Dia E. Ebserh em Ação: Agora Tem Especialistas e contará com a participação dos 45 hospitais universitários da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.
A ação simultânea vai superar a realização de 20 mil procedimentos no país, sendo o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as ofertas do HUAC estão consultas com cardiologistas, exames laboratoriais, eletrocardiogramas, ultrassonografias, cirurgias de cabeça e pescoço, além de pequenos procedimentos em otorrinolaringologia, proctologia e cirurgia pediátrica.
Os pacientes que serão atendidos estão na fila de espera da regulação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande.
No dia do mutirão, não haverá atendimento por demanda espontânea.
“O HUAC integrará, mais uma vez, o esforço nacional da Rede Ebserh e dos ministérios da Educação e da Saúde, por meio do programa Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, para ampliar o acesso da população a cirurgias, consultas e exames. Trata-se verdadeiramente do cumprimento inarredável do nosso dever institucional de valorização e consolidação do SUS e da busca incessante para assegurar o direito à saúde para todos os cidadãos e cidadãs”, reforça o superintendente do hospital, Homero Rodrigues.
Dia E
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país.
Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).