A cada 10 anos o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realiza um censo demográfico, coletando informações essenciais sobre as condições de vida dos brasileiros em todo o país.
Além da contagem populacional, o censo visa identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.
A partir de recortes locais, é possível obter uma radiografia atualizada sobre a situação de vida da população nos municípios.
Um dos dados que chama atenção, principalmente por se tratar de uma preocupação mundial e urgente, é o meio ambiente.
Ao analisar as amostras das duas maiores cidades da Paraíba, é possível constatar que censo apresenta Campina Grande com um percentual de arborização por residência bem maior que o registrado em João Pessoa.
Enquanto a cidade Rainha da Borborema tem 74,07% de residências com ao menos uma árvore plantada, no seu entorno, João Pessoa alcança apenas 53,39% neste critério.
Quando a avaliação considera cinco ou mais árvores, a cidade também apresenta números melhores. São 33,87% contra 17,47% da capital paraibana.
De acordo com o IBGE, Campina Grande superou os índices do próprio país, pois a média nacional é de 66,83%.