Ipec: Lula amplia vantagem contra Bolsonaro na Paraíba

A segunda pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope), encomendada pela TV Cabo Branco, referente às eleições 2022 na Paraíba, também avaliou o cenário nacional, na disputa pela presidência da República.

De acordo com os números, o ex-presidente Lula (PT) conseguiu ampliar seu percentual entre os paraibanos, passando de 58% das intenções de voto, registrados na primeira pesquisa feita no fim de agosto, para 61%.

A oscilação positiva está dentro do limite da margem de erro, que na pesquisa é de três pontos percentuais.

Já o presidente Jair Bolsonaro, do PL, que disputa a reeleição, aparece em segundo lugar, com 25% das intenções de voto na Paraíba. Na primeira sondagem do Ipec, Bolsonaro tinha 24%.

Ciro Gomes (PDT) aparece com 3% das intenções de voto no Estado. Na primeira sondagem ele tinha 6%. Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (UNIÃO) obtiveram 1% cada uma – o mesmo percentual registrado na primeira pesquisa.

Votos branco ou nulo somam 5% e 3% afirmaram não saber ou preferiram não opinar. Na primeira sondagem índice de brancos e nulos também era de 5%. O de indecisos chegava a 4%.

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro em 37 municípios paraibanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-01979/2022.