‘Justiça do Trabalho quer acabar com os empregos’, diz Maia sobre multa à Honda

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) reclamou, em publicação no seu Twitter, da atuação do MPT (Ministério Público do Trabalho) no caso da multa de R$ 66 milhões imposta à fábrica da Honda em Sumaré (SP) depois do aumento de produção. “Pelo jeito, a Justiça do Trabalho quer acabar com os empregos”, disse Maia.

Na publicação, Maia reproduziu trecho do Drive Premium, newsletter exclusiva para assinantes produzida pela equipe do Poder360. O Drive antecipa fatos, analisa e envia notícias exclusivas para o e-mail do assinante às 6h da manhã, por volta do meio-dia e no início da noite.

A fábrica da Honda está sendo processada na Justiça do Trabalho “por negligência à saúde de empregados e assédio organizacional”. O motivo do processo é o fato de a fábrica japonesa impor a seus funcionários “ritmo frenético” e “muito acelerado”, conforme destaca o MPT em ação civil pública. O órgão menciona, por exemplo, que “a quantidade de veículos produzidos correspondeu a 123,3% da capacidade de produção da empresa” em 2015.

OUTRAS AUTORIDADES
Além de Maia, outras autoridades também comentaram o caso nas suas redes sociais. Foi o caso de José Carlos Aleluia, assessor especial do Ministério da Saúde, que disse que a decisão era uma “piada”.

Poder 360