Mais de 200 agricultores de Lagoa Seca já podem receber Garantia-Safra 2019/2020

Agricultores de Lagoa Seca ligados ao programa federal Garantia-Safra já podem receber, em parcela única de R$ 850, o benefício referente à safra 2019/2020.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pelo menos 247 pessoas estão na lista para obter o dinheiro.

Com esse total de agricultores aptos a receber o Garantia-Safra em Lagoa Seca, a estimava é que quase R$ 210 mil sejam injetados diretamente na economia da cidade.

A Secretaria de Agricultura de Lagoa Seca informou que o dinheiro cai automaticamente na conta do agricultor que recebe o Bolsa Família, programa social do governo federal.

No entanto, no caso de quem não tem o benefício, será gerado uma espécie de ordem de pagamento, por meio do Número de Identificação Social, o NIS, e repassado ao produtor rural pela Secretaria de Agricultura. O saque é feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas.

Devido à pandemia de Covid-19, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento autorizou o pagamento em parcela única. Normalmente, o benefício é pago em cinco prestações.

O programa Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residem em regiões sujeitas à perda de safra, por razão de estiagem. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até 1,5 salário mínimo, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento está localizada à Rua Antônio Borges da Costa, n° 209, no Centro de Lagoa Seca.

*Da Assessoria