Mutirão de consultas e exames começa nesta segunda com atendimento pediátrico e odontológico

O Segundo Mutirão de Consultas e Exames do programa Saúde de Verdade começa nesta segunda-feira, 17 de abril, no ginásio O Meninão, e vai até o dia 6 de maio.

Entre as novidades desta edição estão a oferta de atendimento pediátrico e de atendimento odontológico. A abertura acontece no período da manhã e será realizada pelo prefeito Bruno Cunha Lima.

O atendimento pediátrico será de livre demanda sempre no período da tarde. O atendimento odontológico também será de demanda espontânea nos turnos manhã e tarde. Também haverá também consulta com cirurgião bucomaxilofacial.

“A ideia é ampliar a oferta desses serviços no mutirão que geralmente são muito demandados para dar uma resposta à população também para a demanda nestas especialidades. Além disso, o atendimento pediátrico se configura como mais um ponto de consulta infantil na cidade neste período de grande procura dos pais às emergências por causa das doenças sazonais”, disse o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto.

Entre as consultas com especialistas ofertadas estão Clínica Médica, Urologia, Endocrinologia, Reumatologia, Cardiologia, Neurologia, Pneumologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Cirurgia de cabeça e pescoço, Cirurgia vascular, Cirurgia Bucomaxilofacial, Pediatria, Gastroenterologia e Nutrição. Os exames a serem realizados são exames laboratoriais de sangue, Raio-x, Ressonância, Ultrassonografia, Mamografia, Tomografia, Endoscopia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Teste ergométrico, Mapa e Holter. Também haverá vacinação e atendimento odontológico.

Os procedimentos serão realizados para os cidadãos que já tiveram seu agendamento realizado previamente na Unidade Básica de Saúde por meio do sistema do programa Saúde de Verdade, mas também haverá atendimento espontâneo, sem marcação prévia.

Neste caso, os cidadãos passam por triagem e pelo médico clínico geral e são encaminhados para as especialidades necessárias. Os documentos necessários são cartão SUS, cadastro do programa Saúde de Verdade, documento pessoal de identificação pessoal oficial e comprovante de residência.

A expectativa é ampliar o número de atendimentos do primeiro mutirão, realizado há um ano, quando foram executados mais de 100 mil procedimentos.

Na primeira edição, o mutirão promoveu acesso aos serviços de pessoas que não iam a consultas ou exames há até 10 anos.

Também foram realizados mutirões descentralizados nos distritos e foi ofertado transporte para moradores da zona rural se deslocarem até o Meninão. Essas iniciativas também vão acontecer nesta segunda edição.