Natal Iluminado: mais de 1.800 artistas passaram pelas Estações das Luzes e Anjo da Anunciação

INFORME PUBLICITÁRIO

Foram 46 dias de evento na edição de 10 anos do Natal Iluminado e mais de 130 atrações divididas em diversas linguagens artísticas, da dança até a música, em um calendário promovido pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Diluídas em quantidade de pessoas, pelo menos 1.800 artistas estiveram direta ou indiretamente na programação, que foi prestigiada por um grande público a cada noite.

Além dos palcos instalados nas Estações das Luzes e Anjo da Anunciação, no Açude Velho e Parque da Criança, respectivamente, os artistas encantaram os visitantes da festa por todo o entorno, com desfiles natalinos em quatro datas, incluindo abertura e a noite de Natal, além de um desfile carnavalesco, já em janeiro, fazendo um aquecimento para o Campina Folia 2024.

Nos palcos, a Cultura levou vários nomes conhecidos dos paraibanos, a exemplo de Victor Gamboa, Tony Presley e a Banda Cana com Mel. Neles também foi destaque a arte-educação, seja pelas apresentações de fim de ano do Centro Cultural Lourdes Ramalho, ou mesmo pelas diversas escolas e instituições de ensino que realizaram suas culminâncias no Natal Iluminado, utilizando o espaço como fomento cultural e incentivo para vários novos talentos.

O Réveillon, que por sua vez também integrou a 10ª edição do Natal Iluminado, reuniu nomes de peso da música nacional. Em uma noite de comemorações, o cantor Fabiano Guimarães, a Banda Show Baile e a Rainha do Forró, Eliane, garantiram a chegada de 2024 com muito alto astral e público recorde.

Seguindo para o encerramento, a programação cultural decidiu fazer um aquecimento para os grandes eventos da Rainha da Borborema, onde o penúltimo final de semana recebeu diversos representantes do forró, a exemplo do Trio Forró Borborema e a cantora Stella Alves, rememorando O Maior São João do Mundo.

No último final de semana, foi a vez do ciclo carnavalesco, contando com a participação, na última sexta-feira, de grandes apresentações como as Escolas de Samba Bambas do Ritmo e Unidos da Liberdade. O último sábado foi alusivo à Consciência Cristã, o louvor tomou conta da Estação das Luzes com os artistas Sarah Evelin, Aluska Santos e Juninho e Banda. No domingo, os católicos Acilene Barros e Victor Gamboa encerraram as atividades fazendo alusão ao Crescer.

Resultado mais que positivo

O sucesso e a participação do público foram a grande marca desta edição, que consagrou o Natal Iluminado no coração de campinenses e turistas. A aprovação foi comprovada, inclusive, através de pesquisas do grupo 6Sigma, apontando a festa com 97,5% de índice positivo.

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) também atestou o dado, registrando um aumento de 200% no fluxo de veículos na cidade comparado à edição de 2022. Somente no Réveillon, a cidade chegou a marca de 1,4 milhão de veículos transitando, tudo isso sem nenhum acidente grave registrado nas ruas da Rainha da Borborema.

Integrando o circuito natalino nacional pela Embratur em 2022, a marca, em 2023, além do reconhecimento de grandes instituições como a citada, foi atestada pela população, seja através dos comerciantes – que puderam aumentar sua renda nesse período, onde tradicionalmente havia uma evasão das pessoas para o litoral -, ou pelas famílias que participaram em massa da festa das luzes.