O efeito reverso do coronavírus no Hospital de Trauma de CG

Foto: Secom/PB

Enquanto autoridades de saúde correm contra o relógio para preparar a rede para atender pacientes com coronavírus, diante da pandemia do vírus, o efeito dele no Hospital de Trauma de Campina Grande, tem sido o contrário.

O número de pacientes atendimentos na unidade, que é referência para alta complexidade, caiu consideravelmente, principalmente no setor mais preocupante; as vítimas de acidente de moto.

No ultimo final de semana, quantidade de pacientes atendidos por causa de acidentes com moto foi bem inferior aos números registrados em um “fim de semana normal”.

Foram 52 vítimas entre sábado e segunda-feira, diferente dos outros finais de semana, que registram em média 90 atendimentos no mesmo período.

Ainda deram entrada quatro vítimas de acidente de automóvel, agressão física (03), vítimas de projéteis de arma de fogo (01) e arma branca (04), atropelamentos (05) e acidentes com bicicleta (05). Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

Uma das explicações é a quarentena decretada pelo Governo em virtude do coronavírus, que tem reduzido a circulação de veículos nas cidades, impedido o funcionamento de bares e a realização de festas, que são as principais propulsoras dos acidentes.

Pelo menos isso, o “corona” nos deixa de positivo…