Opera Paraíba realiza 50 mil cirurgias em 4 anos de criação do programa

Foto: Secom-PB

O Opera Paraíba, programa criado pelo Governo do Estado com o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas, realizou mais de 50 mil procedimentos desde o seu início, em 2019.

Só em 2023, a iniciativa já fez 19.007 cirurgias. Ao todo, são 126 tipos de procedimentos ofertados que podem ser realizados em 26 unidades de saúde do estado.

Entre os procedimentos realizados em maior volume pelo Programa Opera Paraíba estão as cirurgias de catarata, colecistectomia (retirada de vesícula), histerectomia e hernioplastia (hérnia). Em 2023, por exemplo, a iniciativa já realizou mais de 3.100 cirurgias de catarata.

O programa também inclui procedimentos de otorrino, gastroenterologia, vasculares, de cabeça e pescoço, procedimentos ginecológicos, urológicos, remoções de lesões na pele, mastectomia, nefrectomia parcial (retirada parcial do rim) e cirurgias para tratamento de neuropatia compressiva, quando o nervo está afetado por compressão nos braços, mãos, pernas e pés. Este ano, alguns procedimentos foram incorporados ao serviço. Entre eles estão as cirurgias de pterígio, de cálculos nos rins, endometriose, bariátrica, redução mamária.

Para o secretário de Saúde da Paraíba, Jhonny Bezerra, as 50 mil cirurgias realizadas pelo Programa de Governo fortalecem a interiorização da saúde no estado.

“Essa é a meta do governo estadual, interiorizar a saúde, fazer com que todas as regiões da Paraíba tenham capacidade de atender os usuários do SUS com qualidade. Com o Opera Paraíba, a população do interior não precisa mais se deslocar para João Pessoa ou Campina Grande para realizar cirurgias eletivas. Com o fim do período pandêmico, conseguimos ampliar significativamente a variedade e o número de procedimentos. A gestão desse programa tem sido voltada para abranger a demanda dos paraibanos em vários eixos de forma eficiente e voltada para a saúde nas suas mais variadas especialidades”, pontua.

Para participar do programa o encaminhamento é feito via cadastro no Opera Paraíba, por meio das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município.

Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que organiza a fila para realização dos procedimentos, e direciona o paciente para o hospital executante mais próximo.

A população também pode se cadastrar por meio do site: https://operaparaiba.pb.gov.br e inserir os exames e encaminhamentos.