Operação cumpre mandados judiciais em investigação de ameaças de ataques na PB

Foto: Ascom

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos; o Grupo de Operações Especiais Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), e a Polícia Federal (PF) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (03/05) a Operação Libertatis.

Trata-se de continuação de operação anterior realizada junto ao Ministério da Justiça para a suspensão da rede social Volo. A plataforma digital estava sendo utilizada por usuários para aterrorizar a população, com informações falsas e extremistas sobre massacres nas escolas.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo um na sede de uma empresa na cidade de João Pessoa, suspeita de hospedar o domínio da rede social Volo. Quatro pessoas foram alvos de buscas, sendo três na cidade de Campina Grande e uma no município de Lagoa Seca.

Elas são suspeitas de criar perfis falsos na rede social, utilizando dados falsos para disseminar mensagens extremistas de apologia a vários crimes, em especial ataques a escolas, sempre com justificativa do uso de liberdade de expressão.

As investigações continuam em andamento e outras medidas poderão ser adotadas, conforme o desenrolar dos fatos.

A Polícia Civil, o Ministério Público e a Polícia Federal reiteram o compromisso com a sociedade de combater a criminalidade e garantir a paz e a tranquilidade da população.