STTP lança campanha Maio Amarelo em Campina Grande na próxima sexta-feira

Foto: Ascom

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realizará na próxima sexta-feira, 05 de maio, a partir das 9h, no Teatro Facisa, a abertura da campanha de educação de trânsito, Maio Amarelo, que em 2023 completa dez anos e tem como tema: No Trânsito, Escolha a Vida.

A cerimônia contará com a participação do prefeito Bruno Cunha Lima que, na oportunidade, apresentará as ações da Prefeitura desenvolvidas para melhorar a mobilidade e garantir a segurança viária em Campina Grande.

O evento terá ainda a presença do superintendente de Trânsito e Transportes Públicos, Carlos Dunga Júnior, além de autoridades e parceiros da sociedade civil, em âmbito municipal e estadual.

Durante o lançamento, Dunga vai apresentar um histórico sobre a década de ações promovidas pela Campanha Maio Amarelo, em que, a cidade Rainha da Borborema sempre se destacou pelo engajamento no movimento, e que, na edição 2023, a STTP e os diversos atores da esfera pública e privada estarão realizando um grande chamamento da sociedade em prol da paz no trânsito.

O Movimento Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), desde o seu nascedouro, em 2014, surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Neste sentido, faz-se um alerta à importante contribuição que o movimento alçou nas últimas edições a partir da criação, por parte da STTP, do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT). Neste Núcleo, a autarquia, conjuntamente com outros atores do sistema nacional de trânsito, sistematizou uma política de enfrentamento à violência no trânsito, através de uma abordagem preventiva.

Para o superintendente Carlos Dunga Júnior, o movimento Maio Amarelo refere-se, principalmente, ao tempo de reflexão e de tomada de decisão.

“E, para este ano, não poderia ser mais sugestivo: No Trânsito, Escolha A Vida. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. E mais. O nosso objetivo é que essa mobilização supere este mês e torne-se um hábito, ao longo do ano, a preservação da vida”, ressaltou Dunga.

Para este ano, diversas atividades comporão a programação, entre elas, destaca-se a pintura do laço amarelo, símbolo característico do movimento, que está sendo colocado em pontos estratégicos, nas principais vias de Campina Grande. E ainda, a realização de palestras, cursos de pilotagem, seminário temático, além de ações de rua com participação dos demais participantes do SNT, a exemplo da PRF e CPTRAN.