Opinião: Uma profissão fundamental na pandemia, mas invisível

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Com a pandemia de coronavírus fechando escolas, comércio, serviços, mudando a rotina e estabelecendo uma nova realidade aos brasileiros, uma atividade passou a ser essencial para a sobrevivência mínima de alguns segmentos da economia.

Com empresas impedidas de abriram suas lojas físicas, explodiu em todo país, e em Campina Grande não poderia ser diferente, o serviço de delivery, que se configura na entrega em domicílio de produtos.

Para que esse serviço seja executado, é necessário a figura do entregador, motoboy ou como queiram chamar. A cada dia que passa, sem término das medidas de isolamento, aumenta o fluxo de motocicletas pela cidade levando e trazendo o pedido de alguém, mas, além disso, garantindo o sustento de uma família e a sobrevivência de um negócio.

Estes profissionais, pouco reconhecidos, tem um papel fundamental assim como outros trabalhadores. Infelizmente a maioria trabalha sem um vinculo empregatício e são mal pagos pelos famosos aplicativos de delivery, que estão lucrando fortunas em cima dos comerciantes e também destes trabalhadores.

Não se sabe ao certo quantos são, mas a certeza é de que o número é alto. Eles arriscam suas vidas diariamente ao desenvolverem uma velocidade insana e manobras perigosas em cima de uma moto simplesmente para entregar um pacote de pedidos na hora certa, porque do contrário recebem uma reclamação ou do cliente ou do patrão.

A esses, meu reconhecimento também! Quando um deles chegar em sua casa, com seu pedido, (resguardando o distanciamento) seja pelo menos educado!