O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (26), protocolo de intenções, com a multinacional portuguesa EDPR para instalação de parques solares no município de São José de Lagoa Tapada, no Sertão da Paraíba.
O empreendimento irá gerar um investimento inicial de R$ 200 milhões e a criação de 900 empregos diretos e indiretos na fase de construção, além de promover melhorias na infraestrutura da região e implementar ações sociais junto às comunidades locais.
Durante reunião virtual, o chefe do Executivo estadual destacou o potencial da Paraíba em energias renováveis e os investimentos do Governo do Estado para fortalecer a economia paraibana.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, afirmou que a atração de empresas internacionais ligadas ao segmento de energias limpas irá impulsionar o desenvolvimento do Estado.
“Esse é um projeto de 60 MW de energia fotovoltaica, levando a indústria de ponta para o Sertão da Paraíba, onde fica o nosso maior potencial solar. Serão em torno de 200 mil painéis solares que serão instalados e a empresa já tem em seu radar mais dois projetos em Pocinhos, Areial e Solânea, o que coloca a Paraíba no circuito de energias renováveis, atraindo empresas da Espanha, França, Estados Unidos e, agora, Portugal, o que vai contribuir para o nosso crescimento”, pontuou.
A EDPR é uma empresa do grupo EDP que atua na identificação, estudo, planejamento, desenvolvimento, implantação, gestão e manutenção de projetos de energias renováveis, sendo referência mundial em energia eólica.