Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba escolhe nova desembargadora

Foto: Ascom/TJPB

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba escolheu nesta segunda-feira (12), pelo critério de merecimento, a juíza Agamenilde Dias, da 5ª Vara de Família da Capital, como nova desembargadora na vaga do desembargador José Aurélio da Cruz.

A sessão teve início às 9h30 e foi conduzida pelo presidente do TJPB, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.

“Quero agradecer a presença de todos os desembargadores, pois é um dia muito importante para a Corte de Justiça paraibana, tendo em vista que hoje vamos escolher, pelo critério de merecimento, o novo desembargador para a vaga existente no Tribunal”, afirmou o desembargador-presidente ao iniciar os trabalhos.

A eleição foi realizada com votação aberta e fundamentada, observadas as disposições constantes da Resolução nº 15, de 27 de abril de 2022, do Tribunal de Justiça. No processo de votação foram avaliados pelos desembargadores os critérios de desempenho, produtividade, presteza no exercício das funções e aperfeiçoamento.

Se inscreveram para concorrer ao cargo 19 magistrados, conforme o Edital de Vacância nº 09/2022.

Os juízes inscritos foram: Onaldo Rocha de Queiroga, Wolfram da Cunha Ramos, Horácio Ferreira de Melo Júnior, Miguel de Britto Lyra Filho, Josivaldo Félix de Oliveira, Carlos Antônio Sarmento, Aluízio Bezerra Filho, Vandemberg de Freitas Rocha, Marcos Coelho de Salles, José Ferreira Ramos Júnior, Carlos Eduardo Leite Lisboa, Túlia Gomes de Souza Neves, Inácio Jário Queiroz de Albuquerque, Eslu Eloy Filho, Alexandre Targino Gomes Falcão, José Herbert Luna Lisboa, João Batista Vasconcelos, Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas e Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes.

Ao final da votação foi formada a lista tríplice com os candidatos que obtiveram, individualmente, o maior número de pontos. Os três mais votados foram: Agamenilde Dias de Arruda Vieira Dantas, José Herbert Luna Lisboa e Aluízio Bezerra Filho.

Por ter sido mais votada dentre os três da lista tríplice, a juíza Agamenilde Dias foi promovida ao cargo de Desembargadora. Ela é a terceira mulher a compor a Corte de Justiça do Estado. Já integram o tribunal as Desembargadoras Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão e Maria das Graças Morais Guedes.