PMCG fará pré-cadastro para vacinação de crianças contra a covid-19

Foto: Codecom/CG

O município de Campina Grande deve iniciar a vacinação contra a covid-19, para crianças de 5 a 11 anos de idade, nos próximos dias e está convocando os pais e/ou responsáveis para realizarem o pré-cadastro dos filhos para a campanha de imunização.

Os pais e/ou responsáveis devem realizar o pré-cadastro no site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br ou pelo aplicativo Vacina Campina, pois a vacinação será realizada por meio de agendamento. A campanha será iniciada pelas crianças com comorbidades, logo, os pais devem atentar para isto no momento do pré-cadastro, caso os filhos apresentem alguma comorbidade.

A vacinação das crianças é facultativa e a decisão cabe aos pais e/ou responsáveis e não é exigida prescrição médica.

Diversos órgãos de saúde pública e coletiva, como a Organização Mundial da Saúde, emitiram pareceres recomendando a aplicação da vacina nas crianças de 5 a 11 anos de idade.

A vacina pediátrica é especial, tem apenas um terço da dosagem da vacina adulta e é aplicada em duas doses no intervalo de 8 semanas.

As equipes da Coordenação Municipal de imunização estão passando por treinamento esta semana para a administração da vacina.

Os efeitos colaterais são os mesmos registrados em adultos e adolescentes, como dor e inchaço na região da aplicação, febre e mal-estar. Em casos raríssimos de reações adversas, foram registrados episódios de miocardite em adolescentes e adultos vacinados.