PMCG realiza estudos para drenagem e tratamento da água no Açude Velho

Foto: Codecom-CG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (Secob), está dando continuidade aos estudos de hidrologia e topografia do Açude Velho.

O objetivo é aumentar o nível de detalhamento para estabelecer soluções de drenagem e tratamento do manancial.

“Seguimos os estudos de topografia, hidrologia e engenharia em geral para requalificação, tratamento e melhoria das águas do Açude Velho. Além da manutenção e reparação da parte urbanística, edificações, quiosques e a revitalização, por completo, da área ao entorno de um dos maiores cartões postais da cidade”, explicou Joab Machado, secretário de Obras de Campina Grande.

O projeto, realizado pela Prefeitura de Campina Grande, será enviado às instituições financeiras, com crédito pré-aprovado, para uma futura licitação para realização do serviço no local.

“Visando os investimentos a serem realizados pela gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, que envolve a requalificação urbana e manutenção da infraestrutura desse importante espaço para a prática de esporte e lazer no município.”

O Açude Velho, ao longo do tempo, vem sofrendo com a poluição, que provoca o enriquecimento de fósforo, causando a proliferação de bactérias. A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) vem realizando uma série de ações e análises laboratoriais, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba, para melhorar a qualidade da água, além da limpeza e manutenção do local.

Nesse contexto, a continuidade dos estudos de hidrologia e topografia visa melhorias definitivas na qualidade das águas do manancial.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre, as ações estão sendo intensificadas diariamente, na tentativa de diminuir a poluição provocada principalmente pela quantidade de águas que convergem para o manancial.

“Pedimos a contribuição da população nessa importante tarefa. Muita coisa retirada no açude. São produtos jogados pelas pessoas que utilizam o local. Mas estamos fazendo a nossa parte, para preservação desse patrimônio belíssimo de Campina Grande”, concluiu Geraldo Nobre.