PMCG vai ofertar cuidados com pé diabético e feridas vasculares, compressivas e crônicas

Foto: Codecom-CG

A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou nesta semana uma capacitação com profissionais da rede de Atenção Básica do Município com o objetivo de implantar serviços de cuidados para pacientes com pé diabético nas Policlínicas e nos Centros de Saúde.

Também estão sendo capacitados trabalhadores do Hospital Municipal Dr. Edgley para cuidarem de pacientes com feridas vasculares.

A finalidade é descentralizar essa assistência objetivando facilitar o acesso dos pacientes. Os profissionais estão recebendo o treinamento de uma equipe médica de São Paulo especializada neste tipo de tratamento para adequação aos insumos e equipamentos que a Secretaria Municipal de Saúde vai adquirir para estes serviços.

Os pacientes com isquemia crítica dos membros inferiores, conhecida popularmente como pé diabético, dependem da troca de curativos e dos cuidados com o ferimento para garantir uma recuperação melhor e evitar infecções e inflamações. O mesmo acontece com pessoas com feridas crônicas, compressivas e vasculares.

Em 2021, a gestão municipal iniciou o atendimento de pacientes com pé diabético nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que fazem parte da rede hospitalar. Antes, não existia o serviço na cidade e o paciente era encaminhado para a capital João Pessoa, que era a referência para esta demanda.

O Município de Campina Grande também firmou contrato com uma clínica privada tendo como meta realizar os curativos. Contudo, os pacientes, em breve, poderão ser atendidos nas Policlínicas e nos Centros de Saúde.

Já o Hospital Dr. Edgley foi o escolhido para o serviço destinado a pacientes com feridas vasculares porque em 2022 a unidade hospitalar implantou um ambulatório vascular destinado a pacientes com varizes e outras complicações de circulação sanguínea.

“É uma demanda nossa antiga e que vem crescendo bastante. A intenção é dar um tratamento efetivo a esses pacientes que ficam cativos das unidades recebendo aqueles materiais de curativos que agem apenas como paliativo. Aqueles pacientes com feridas crônicas que ficavam nas unidades diariamente vão receber tratamento específico e acompanhamento, levando até à alta médica”, disse a coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico, Mércia Amaro.

Os serviços passarão a ser oferecidos a partir do mês de maio. “Cada paciente poderá procurar essas unidades para avaliação precisa e, em seguida, o tratamento. Iremos levantar dados de alta desses pacientes visando a demonstração da eficácia e trazer ainda mais o paciente para mais próximo da nossa rede de saúde”, disse.