Pocinhos: Servidores pedem medidas de proteção sanitária nas escolas

Foto: Ascom

O Sintab Pocinhos realizou no dia de ontem, 17, assembleia virtual com os servidores da educação com o objetivo de eleger os novos membros do Conselho Fiscalizador do Fundeb. Na ocasião, também foi discutido entre os servidores do apoio o planejamento da distribuição das merendas escolares e o reajuste salarial dos professores para 2021.

A formação dos conselhos fiscalizadores é uma importante ferramenta de controle e representatividade social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito de cada esfera Municipal, Estadual ou Federal.

Mônica Santos, vice-presidente do Sintab, disse que “ser membro do conselho é uma responsabilidade como cidadão de acompanhar os atos do poder executivo na gestão orçamentária da comunidade escolar”.

Assim sendo, ficou deliberado em votação os novos membros do Conselho Fiscalizado do Fundeb os seguintes representantes: dos Professores: Júlio César (titular) e Amélia Ramalho (suplente); e dos servidores do Apoio: Ana Virgínia (titular) e Valéria Leal (suplente).

Os servidores do Apoio, em especifico as merendeiras, aproveitaram a oportunidade para apresentar sua preocupação a diretoria do Sintab com o modo como a prefeitura de Pocinhos vem executando o programa Merenda Pronta à comunidade escolar.

Como se sabe, atravessamos uma segunda onda de contágios do coronavírus, dessa vez mais letal e perigosa. E, embora as aulas presenciais estejam suspensas, a prefeitura está distribuindo o kit merenda para os pais de alunos matriculados.

Isto vem provocando uma certa apreensão entre os profissionais encarregados de fazer a distribuição com o público alvo devido ao atendimento presencial diário a cerca de 150 pessoas. As merendeiras responsáveis pelo atendimento reclamaram da insuficiência dos EPI (Equipamentos de Proteção Individual) enviados, além de estarem carregando cerca de 60kg sem ajuda ou suporte.

“Estamos tendo contato diário com a população, assim como os profissionais da saúde; estamos carregando tachos pesados e somos nós mulheres que estamos carregando 60kg. Funcionários estão se queimando, deslocando ombro, vamos esperar o que? Que aconteça coisa pior? Estamos sobrecarregados”, explicou uma servidora que preferiu não se identificar.

A proposta da categoria é fazer um escalonamento nas unidades escolares, com duas equipes de distribuição de merendas.

A primeira equipe trabalharia durante 15 dias, sendo testada no primeiro e no último dia de trabalho; se algum funcionário testar positivo, esse funcionário fica 15 dias em casa. Após os 15 dias, a segunda equipe de distribuição entraria em cena e reproduziria a mesma metodologia de trabalho. Dessa maneira é possível evitar a formação de aglomerações e diminuir o risco de contágio comunitário.

A diretoria do Sintab Pocinhos informou que irá entrar em contato ainda está semana com a Administração do município para apresentar essa proposta de escalonamento de funcionários na distribuição das merendas, embora já tenha havido uma sinalização por parte da Secretaria em reorganizar os pontos de distribuição. Pocinhos tem uma população estimada em 18.708 habitantes (IBGE, 2020) e, de acordo com o último Boletim Epidemiológico nº 67 (17 de março, Governo da Paraíba), tem 570 casos de covid-19 registrado, com 12 óbitos até o momento. Atualmente encontra-se na bandeira Laranja, ou seja, com risco médio e nível de mobilidade restrita.

*Com Assessoria