Prefeitura de Campina inicia distribuição de fraldas geriátricas em domicílio

Foto: Codecom/CG

Em mais uma etapa estratégica de implantação do programa Saúde de Verdade, a Prefeitura de Campina Grande iniciou esta semana a entrega de fraldas geriátricas em domicílio.

Inicialmente, estão sendo entregues nas casas dos usuários as fraldas geriátricas das pessoas a partir de 60 anos de idade. As entregas são feitas em motocicletas devidamente caracterizadas do programa Saúde de Verdade e os trajetos são monitorados por uma central com GPS.

Paulatinamente, os beneficiários abaixo de 60 anos também vão passar a receber o produto nas suas residências. O planejamento é que todas as faixas etárias sejam contempladas até o próximo mês.

No total, são cerca de 640 pessoas que ganham fraldas da Secretaria de Saúde, e dessas, mais de 400 têm de 60 anos acima. Ou seja, cerca de dois terços já estão sendo contemplados com a entrega em suas casas.

Para aquelas que recebem fraldas e tiras de glicemia, nessa faixa etária, as fitas de glicemia também estão sendo distribuídas junto com as fraldas. Com relação às tiras de glicemia, o cronograma é que até o final do próximo ano elas também sejam entregues em domicílio.

“Essa medida está evitando que as pessoas precisem se deslocar até a Secretaria de Saúde para receberem mensalmente os insumos. É um serviço que humaniza o atendimento, pois muitos precisavam se deslocar de longas distâncias para poder receber as fraldas e as tiras”, disse o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto.

Para ter acesso às fraldas e às tiras de glicemia, é necessário dar entrada em um cadastramento no setor de serviço social da Secretaria de Saúde, com laudo médico que ateste a necessidade do benefício, documentos pessoais, cartão do SUS, comprovante de residência de Campina Grande e o Número de Identificação Social (NIS).