Análise: Os ‘imexíveis’ do Governo João Azevêdo

Foto: Blog do Max Silva

Prestes a concluir o primeiro mandato, o governador João Azevêdo faz mistério sobre quem serão os componentes da sua equipe de governo a partir de janeiro de 2023, quando iniciará a segunda gestão à frente do Estado.

A ideia, segundo informações dos bastidores, é que haja uma renúncia coletiva dos secretários no dia 31 de dezembro, o que deixaria João Azevêdo mais à vontade para montar o novo time.

Com a nova configuração política, resultante do processo eleitoral deste ano, o governador precisará fazer várias mudanças em algumas estruturas da administração estadual para poder acomodar alguns aliados.

No entanto, alguns nomes do atual secretariado já são dados como certos no novo governo. São pessoas da confiança do governador e que certamente continuarão a auxiliá-lo no segundo governo, seja nas atuais funções ou em outras missões, dentro da estrutura administrativa.

Nomes como Ronaldo Guerra (chefe de gabinete), Nonato Bandeira (Comunicação), Fábio Andrade (Procurador), Deusdete Queiroga (Infraestrutura), Gilmar Martins (Planejamento), Marialvo Laureano (Fazenda) e Tibério Limeira (Desenvolvimento Humano) muito provavelmente continuarão na equipe de João.

Os demais dependerão da avaliação do próprio governador, como também, das indicações políticas de partidos e grupos aliados.

A estrutura administrativa do Governo da Paraíba dispõe de 25 secretarias, 33 secretarias executivas e 43 órgãos da administração indireta.