Prefeitura paraibana garante ter seguido medidas de isolamento

Após a repercussão de uma publicação do blog referente ao aumento dos casos de Covid-19 na cidade de Catolé do Rocha, localizada no Sertão paraibano, devido a um possível descumprimento do isolamento social, a prefeitura da cidade enviou um direito de resposta, que segue seu conteúdo na íntegra.

DIREITO DE RESPOSTA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CATOLÉ DO ROCHA – PB

Vivemos em uma época jamais imaginada. Hoje, não podemos eleger culpados por contaminar, não podemos classificar quem testou positivo. A cidade de Catolé do Rocha vem adotando medidas preventivas em etapas, de acordo com o que se vive. No blog do Max Silva, nesta última sexta, 22 de maio, o comunicador trabalha a seguinte manchete “Cidade paraibana que ignorou isolamento registra 12 casos de Covid-19 em 6 dias”.

Ressaltamos a importância da credibilidade e da capacidade de um profissional em dominar determinado assunto. Que foi exatamente o contrário que foi visto na matéria. Ao afirmar isso, ele não tomou, em nenhum momento, conhecimento nas ações que estão sendo aplicadas na cidade no combate à COVID-19.

Para quem afirma que a cidade ignorou ele desconhece que:

  1. As primeiras reuniões para debater e conhecer mais sobre o assunto começaram no dia 16 de março;
  2. O Comitê de Contingência no combate ao Coronavírus foi formado no dia 18 de março;
  3. O 1º decreto permitindo apenas os serviços essenciais foi emitido dia 18 de março;
  4. As aulas foram suspensas desde o dia 20 de março;
  5. Foi realizada uma coletiva com autoridades do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, Secretários municipais, veículos de comunicação da cidade, representantes de saúde no dia 20 de março e, nesta mesma coletiva, o isolamento social começou a ser trabalhado;
  1. A Feira livre não é realizada desde o dia 21 de março, etc.

Desde então, medidas estão sendo estudadas para tentar conter. A cidade passou um bom tempo sem registrar confirmados, isso era um alívio. E assim como aconteceu em outros municípios e estados, não sendo exclusivo da cidade de Catolé, algumas medidas foram sendo flexibilizadas. Alguns suspeitos surgindo e outras ações sendo aplicadas. Não tem o que acertar ou errar.

Nunca vivenciamos uma pandemia, a não ser em filmes ou jornais. Isso era uma realidade distante. E acreditamos que o senhor comunicador esqueceu de averiguar algumas informações onde teve o intuito manipular opiniões, ao invés de formá-las.

É triste ao ver que empresas e profissionais se deixam “comprar” para ganhar audiência onde, na verdade, quem vive no município e vem acompanhando os nossos trabalhos sabe como estamos lutando contra a falta de consciência de muitos nesse combate.

Flexibilizamos com intuito de não prejudicar mais a economia dos que mais necessitam, casos começam a aumentar e as mudanças são feitas novamente. E assim segue a rotina.

Como diz Mário Sérgio Cortella:

“Quando um problema não tem solução, elegemos um culpado, um inimigo, um vilão…

Não! A culpa não é do Prefeito! Não! A culpa não é do Governador! Não! A culpa não é do Presidente!

Nem dos médicos, nem dos economistas e nem do Ministro da Saúde.”

Atire a primeira pedra quem tiver a solução de todo esse problema que está acontecendo no mundo. Atirar e apontar culpados é fácil, difícil é estar recebendo denúncias diárias de infrações, difícil é estar nas barreiras sanitárias, realizando os testes rápidos, estar nas unidades de saúde, hospitais, no SAMU, difícil é estar na linha de frente. Estar no conforto da sua casa e apontar direções é fácil.

A PMCR enfrenta batalhas diárias e não achamos bonito esse boletim repleto de números negativos. Queríamos ter continuado zerados, mas a nossa busca agora é conseguir que todos sejam recuperados e que a população tenha consciência e veja que a melhor prevenção é ficar em casa, usar máscaras e praticar a higiene. Todos nós somos responsáveis e tudo há uma consequencia. Vamos olhar mais para o que fazemos. Vamos lutar juntos para conter o mal que hoje assombra e viver em paz!

Agradecemos pelo espaço e esperamos que a situação tenha sido esclarecida. Caso necessite de mais informações temos toda a nossa equipe à disposição para fornecer qualquer dado.

GABINETE DO PREFEITO

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PMCR/ASCOM