Profissionais da enfermagem paralisarão as atividades em defesa do piso

Foto: Ascom

Em assembleia convocada pelo Sintab, os profissionais da enfermagem estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, dia 30, para deliberar e traçar estratégias sobre a paralisação nacional da categoria no próximo dia 07 de abril, que, em Campina Grande, acontecerá na Praça da Bandeira, a partir das 09 horas, pela aprovação da Projeto de Lei 2564.

No encontro, também foram repassadas informações sobre o trâmite na Câmara dos Deputados do PL-2564, que tem o objetivo de regulamentar o piso da enfermagem.

Embora categoria tenha obtido uma vitória no plenário da Câmara com a aprovação do requerimento de urgência, o presidente do Sintab Giovanni Freire alertou que não é hora de baixar a guarda.

“Não tem nada garantido que será pautada e haverá votação no final de abril. A dinâmica parlamentar pode fazer com que tudo mude de repente”, disse Giovanni.

O diretor do Sintab Napoleão Maracajá clamou por união da categoria em defesa do piso nacional da enfermagem. “Sabemos que a luta é difícil, juntar gente é difícil, mas qual é o outro caminho que nós temos?”.

FraklynIkaz, também diretor do Sintab, afirmou que somente através de pressão é que a enfermagem vai conquistar algo.

A categoria também sugeriu estar presente nesta quinta-feira, dia 31, em João Pessoa, na coletiva de imprensa do Partido Progressistas. O evento será realizado a partir das 9h, na Priscylla’s Hall e contará com a presença do Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira.

O objetivo é, além de usar as redes sociais, pressionar Lira para pautar a PL-2564 na Câmara o mais rápido possível.

Os profissionais da enfermagem são uma categoria composta por enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras. Conforme a proposta do PL-25964, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados.

Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

*Com Assessoria