Projeto cria ‘Escola do Parlamento’ em Campina Grande

Foto: Blog do Max Silva

Visando fortalecer a atuação do Poder Legislativo municipal na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, o vereador Lucas Ribeiro (PP) protocolou na última semana um projeto que propõe a implantação, na Câmara Municipal de Campina Grande, de programas de formação, aperfeiçoamento e especialização técnica de parlamentares, servidores públicos e população em geral.

Denominado Escola do Parlamento, o objetivo do projeto, conforme explica Lucas Ribeiro, é servir como uma ferramenta de formação de agentes políticos e de educação para a cidadania, aproximando a sociedade do Parlamento Campinense, além de oferecer subsídios para que os agentes públicos municipais possam exercer suas atividades de forma criativa, crítica e eficaz.

“A criação de órgãos direcionados à formação e capacitação de servidores é medida de inegável importância na busca do aperfeiçoamento das instituições e consequente alcance de resultados mais eficazes no funcionamento de tais estruturas”, destaca o vereador Lucas Ribeiro, ao complementar que o projeto não prevê aumento de gastos no orçamento da casa.

Dentre as atividades previstas para serem desenvolvidas na Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Campina Grande estão os programas de: Capacitação Profissional; Capacitação de Agentes Políticos; Aproximação do Parlamento aos Ensinos Fundamental e
Médio; Parceria com o Ensino Superior; e o Programa Cidadão Político.

Voltado para a comunidade, o Programa Cidadão Político tem como objetivo a formação e conscientização política e democrática aos cidadãos campinenses por meio de cursos ofertados gratuitamente na CMCG.

“Enquanto casa do povo é fundamental que busquemos proporcionar uma maior participação popular por meio da conscientização e educação política e democrática. Isso tanto enriquece o debate político, como contribui ativamente nos desígnios das políticas públicas, além de elevar a qualidade da democracia na nossa sociedade, com cidadãos mais conscientes e participativos”, enfatiza Lucas Ribeiro.

O projeto agora segue para apreciação dos demais vereadores na Câmara Municipal de Campina Grande.

*Da redação com Ascom