Renata Abreu antecipou: Ruy Carneiro decide permaner no Podemos

O deputado federal Ruy Carneiro anunciou nesta segunda-feira (17) que vai permanecer no Podemos, por onde deverá disputar a Prefeitura de João Pessoa, em 2024.

Ruy foi eleito pelo PSC, que acabou sendo incorporado pelo Podemos, após não ter alcançado as cláusulas de desempenho nas eleições de 2022. Nesse processo, o parlamentar cogitou a possibilidade de deixar a legenda e retornar ao PSDB, mas preferiu permanecer.

O deputado federal Romero Rodrigues também foi intensamente cortejado por outros partidos, principalmente pelo Republicanos, mas também optou por permanecer no Podemos. Por indicação do partido, ele preside a Comissão de Turismo da Câmara Federal e tem o compromisso de ser o líder da bancada no próximo ano.

Nesta segunda-feira se encerra o prazo de 30 dias, após a homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da incorporação do PSC ao Podemos, para  que os parlamentares pudessem deixar o partido sem risco de serem acionados pela lei da infidelidade partidária.

Há 20 dias, quando começaram as especulações sobre a possível saída de Ruy e Romero do Podemos, a presidente nacional do partido, Renata Abreu, divulgou uma nota em que afirmava categoricamente que tinha conversado com os dois deputados e conseguido a garantia de que ambos permaneceriam.

Veja a nota:

“A presidente Nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), está em constante diálogo com os deputados federais Ruy Carneiro e Romero Rodrigues. É de grande interesse do Partido que estes dois importantes quadros políticos continuem pertencendo à Família Podemos”.