Saúde de CG lança serviço para auxiliar cidadãos em marcação de procedimentos

Foto: Codecom-CG

A Secretaria de Saúde de Campina Grande, por meio do Programa Saúde de Verdade, lançou um novo serviço para auxiliar os cidadãos no acesso aos serviços da pasta. A Central de Acesso do Cidadão à Saúde (AcesSUS) vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, pelo telefone (83) 3077-1321.

A central telefônica, que foi implantada este ano, já funciona recebendo ligações, tirando dúvidas sobre serviços e encaminhando para os ramais de setores de toda a Secretaria. Por mês, são recebidas mais de 10 mil ligações telefônicas. A partir de agora, o serviço ganha uma nova roupagem, com uma equipe de 20 funcionários, para auxiliar a população no encaminhamento de procedimentos como consultas e exames.

“Nós identificamos que muitas demandas da população não chegavam à nossa central de marcações por alguma razão. Algumas solicitações precisavam de informações adicionais para poder serem avaliadas pela auditoria SUS. Enfim, são muitas peculiaridades e, por isso, criamos mais esse mecanismo para ajudar a dar os encaminhamentos corretos para os cidadãos”, explicou o secretário executivo da Saúde, Emmanuel Sousa.

Os cidadãos com solicitação de marcação de procedimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também vão poder telefonar para buscar informações sobre o andamento do agendamento das suas solicitações. Os atendentes foram treinados e também têm acesso ao sistema de regulação para autorização dos casos necessários. Contudo, a porta de entrada para atendimento continua sendo a Atenção Primária, ou seja, pelas UBS.

A instalação do serviço foi possível graças à aquisição de 200 aparelhos do tipo VOIP e à instalação desse modelo de telefonia, que funciona pela internet, representando economicidade nos contratos com serviços de telefonia e mais eficiência na rede. Todas as unidades, os serviços, os hospitais estão conectados à Central.

“Com a central, nós superamos também outro desafio antigo que existia na Secretaria de Saúde que era o fato de não haver atendimento telefônico eficaz para a população. Todos os serviços estão interligados e isso facilita a vida do cidadão, que precisa fazer apenas uma ligação e pode ser redirecionado para qualquer unidade nossa”, complementou o secretário executivo.

Aplicativo – O app Campina Saúde de Verdade segue funcionando e, em breve, vai ofertar novos serviços, como a visualização de resultados de exames.