As novidades da 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que terá início nesta sexta-feira (9), foram apresentadas à imprensa na manhã desta terça (6), na megaestrutura em que será realizada até o dia 1° de fevereiro, na orla marítima de João Pessoa.
Entre as novidades, estão as peças que foram confeccionadas a partir de oficinas criativas ministradas por nomes como Ronaldo Fraga, Lu Azevedo, Renato Imbroisi e Sergio Mattos, fazendo do Salão do Artesanato o mais inovador de sua história. Nesta edição, o evento homenageia os artesãos mosaicistas, com o tema “Mosaico — Arte em cada parte.”
O Salão do Artesanato Paraibano é a principal aposta do segmento quando o assunto é geração de renda.
Ao longo do ano, o evento tem duas edições — em janeiro, na Capital; e em junho, em Campina Grande. Ambos os períodos são de alta temporada. João Pessoa por conta do verão e das férias de janeiro; e Campina Grande, por conta dos festejos juninos do Maior São João do Mundo.
A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, falou da expectativa para mais uma edição do evento.
“Muito feliz por estarmos mais uma vez fazendo o lançamento desse Salão, que será o maior de sua história. São 600 expositores nessa grande estrutura, na Orla de João Pessoa, nesse período de férias. Por isso, a gente não tem dúvida de que será um evento muito prestigiado e que vai deixar muitos frutos para o nosso artesão, para a nossa artesã. Todo o time de Governo, com parceiros como o Sebrae, preparou o 41° Salão do Artesanato com muito carinho para todos que fazem esse segmento e também para a nossa população, para o nosso turista”, externou.
Ana Maria Lins também evidenciou o lado solidário do evento. “Como em edições anteriores, a entrada é um quilo de alimento não perecível. Ao fim do Salão, tudo o que for arrecadado será distribuído com entidades que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social na Grande João Pessoa. Por isso, é muito importante a solidariedade da nossa população, que não tem faltado a esse compromisso cristão, que é ajudar o próximo”, disse.
Além da exposição de peças artesanais inéditas, resultado das diversas oficinas criativas ministradas ao longo de 2025, outra grande novidade do 41° Salão do Artesanato Paraibano é a megaestrutura que foi montada no estacionamento do Hotel Tambaú, com uma área coberta de 6.000 metros quadrados — todo o espaço será climatizado.
A fachada do Salão do Artesanato, projeto do designer Sergio Mattos, homenageia o mosaico, com inspiração nas cores do mar de João Pessoa — visão que deve elevar a autoestima de quem é paraibano e encantar os olhos de quem é de fora. “A mesma cor que vemos na fachada é a cor do mar, das ondas do mar. Nossa referência é o mar de João Pessoa, mas sempre tendo em mente de que o destaque deve ser a peça, o trabalho do nosso artesão”, contou Sergio Mattos.





