Se houver eleição, reta final para filiação de pré-candidatos

Foto: Agência Brasil

Se forem mantidas a eleições municipais deste ano, o prazo para quem deseja concorrer no pleito de outubro, se filiar a um partido político se encerra no próximo sábado (04).

Se estivéssemos em um período normal, essa seria a semana onde muita gente passaria noites sem dormir, na busca por um partido que lhe oferecesse melhores condições de disputa nas eleições vindouras.

O processo até se intensificou com o início da “janela partidária”, que é o período permitido pela legislação eleitoral para que vereadores possam trocar de legenda sem sofrer processo de cassação por infidelidade partidária.

No entanto, com a confirmação dos primeiros casos de coronavírus (Covid-19) no país e a possibilidade de avanço dele pelo Brasil, causando um grave problema de Saúde, as pautas do noticiário foram mudando e as prioridades também.

Com o agravamento da pandemia e o anúncio de medidas que levaram a uma quarentena no país inteiro fechando repartições públicas e o comercio das cidades, a política partidária ficou em último plano e as atenções de todos foram voltadas para as notícias relacionadas com o Covid-19.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os tribunais regionais vem reiterando que o calendário eleitoral deste ano continua inalterado e que as eleições de outubro acontecerão como estão previstas, mas ainda restam dúvidas.

Assim sendo, cabe invocar o velho adágio popular: “Seguro morreu de velho”. Há uma grande preocupação com os efeitos do coronavírus na Saúde e na Economia do país, mas e se em outubro houver uma normalidade e estabilidade, será que não acontecem as eleições? E quem não tiver se filiado?

Como na política a desconfiança é um sentimento predominante, é bem provável que tenhamos uma semana bem movimentada nos bastidores (virtuais) da política paraibana.