Secretário da PMCG critica ‘protesto calunioso’ do Sintab

O secretário municipal de Administração, Diogo Lyra, participou na tarde desta quinta-feira, 13, elencou diversas conquistas dos servidores municipais de Campina Grande, além de rebater uma campanha caluniosa contra a gestão patrocinada pelo sindicato da categoria, o Sintab.

Em entrevista à Campina FM, Diogo Lyra lamentou que, nos últimos dias, o Sintab tem exposto, nos sinais de trânsito do centro da cidade, faixas nas quais está inscrito “Pague os servidores, prefeito”, levando a entender que o prefeito Bruno Cunha Lima estaria retendo, de maneira ilegal, os salários dos servidores públicos.

O sindicato propaga, segundo ele, uma impressão errada sobre a postura da gestão quanto aos servidores públicos, ponderando o secretário que a entidade poderia se comunicar de maneira responsável e não difamatória. Diante disso, foi taxativo: “O pagamento dos salários não está em atraso, pois os servidores recebem em dia e no mês trabalhado, obedecendo-se o calendário oficial anual divulgado no início de 2023.”

Diogo Lyra destacou a possibilidade de o sindicato ser acionado judicialmente por conta da iniciativa. “Trata-se de uma mensagem caluniosa, o que poderá ensejar uma ação judicial contra o sindicato, pois a faixa dá a entender a prática de retenção ilegal dos salários por parte do prefeito”, explicou, entendendo o secretário que o infundado protesto é uma manifestação clara de “animosidade pré-eleitoral”.

O secretário falou que, além do pagamento em dia, existem muitas as conquistas dos servidores na atual gestão. E listou uma em destaque: o deferimento de 1.240 progressões aos servidores, fato que não vinha acontecendo há muitos anos, além de 460 progressões verticais. Assim, somando-se as progressões horizontais e verticais, alcançaram este benefício quase 1.770 funcionários.

Também foi concedido, recentemente, o reajuste salarial de 5,87%, após aprovado pela Câmara Municipal no final de junho, retroativo a 1° de maio. Comemorou o fato de que, no mês passado, os salários foram quitados antecipadamente no dia 23 de junho, além de haver o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário em favor dos servidores que requisitaram esta antecipação.

Diante do fato de que o fechamento da folha foi mais rápido, o efeito da lei reajustando salários vai acontecer neste mês de julho, sendo retroativos, não havendo qualquer prejuízo aos servidores. Explicou que 5,87% é a reposição da inflação no período, repondo-se as perdas financeiras decorrentes do processo inflacionário.

Sobre a acusação de que Bruno Cunha Lima não tem mantido o diálogo com os servidores, o secretário esclareceu que o prefeito tem uma agenda extensa, e assim, os secretários cumprem a tarefa de auxiliá-lo nos contatos e negociações com os sindicalistas. “O prefeito não se furta ao diálogo. Além disso, todos os secretários estão sempre à disposição da categoria para que sejam sanadas as mais diversas pendências”, acrescentou.

De acordo com Diogo, o diálogo sempre estará aberto com as lideranças sindicais e com os servidores em geral. Em outros contatos com a imprensa, o secretário lembrou, por exemplo, que os temas de competência imediata da Secretaria de Administração já foram discutidos com os dirigentes sindicais e tiveram o devido encaminhamento.