Secretário e Sintab se reúnem para debater 14º da Educação e volta às aulas

Foto: Ascom

O secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, se reuniu nesta quinta-feira, 28 de janeiro, com membros do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab).

O encontro com a categoria foi o segundo em 15 dias e aconteceu na sede do Sintab, por sugestão do secretário, como gesto de respeito e diálogo

Durante a reunião, o secretário Asfora Neto, apresentou o parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM) sobre a legislação que trata do 14º salário para profissionais de Educação envolvidos na superação das metas do Ideb em 20%.

Uma das definições apresentadas foi a de que o Poder Executivo redigirá um novo decreto, que deverá especificar e detalhar os beneficiários do direito, já que a legislação existente é concisa.

“Esse é um passo muito importante que daremos, principalmente em relação ao futuro. O Poder Executivo tem a obrigação de realizar o pagamento a quem é devido o direito, mas como ordenador de despesa, precisamos ter responsabilidade e, para isso, uma legislação que nos dê segurança jurídica quanto aos beneficiários. O diálogo com a categoria é importante, porque entendemos quais são as demandas mais urgentes e tendemos a acertar mais nas decisões da gestão”, afirmou Asfora Neto.

Melhoria no ensino remoto

Uma das demandas solicitadas pelo Sintab é que haja melhoria das condições do ensino remoto. Para isso, a Seduc apresentou uma iniciativa, que já está em andamento na Secretaria, para início das aulas via canal de TV fechado.

A ação será importante, pois permite o fácil acesso às aulas para as famílias que não conseguem participar das atividades através da plataforma Google Classroom.

Atualmente, os estudantes que não participam do ensino remoto via internet, recebem o material impresso e o livro didático para realização das atividades.

Diálogo também na flexibilização

Outro tema discutido durante a reunião foi a flexibilização do ensino público, que ainda está em fase de estudo pela Prefeitura Municipal de Campina Grande. A Secretaria de Educação acatou a solicitação do Sindicato para que membros do Sintab participem sugerindo pontos que devem ser avaliados para inclusão no protocolo setorial de Educação.

*Com Assessoria